Treino da Manhã

Postado em Atualizado em

Sigo aqui a contar mais uma das minhas memórias, da época que iniciei a praticar Aikido, para que alguns iniciantes nesta arte não se sintam únicos em seus sentimentos de vergonha constrangimento e inadequação e possam saber que ainda vão rir algum dia destas situações.
Quando comecei a treinar, o Ono sensei trabalhava demais com acupuntura, e muitas vezes não conseguia chegar a tempo para o treino da noite. Os treinos eram dados por dois rapazes simpáticos que usavam hakama*, e só depois de algum tempo soube que eles eram faixa verde e azul! Para mim, que era faixa branca, transparente, eles eram simplesmente o máximo. Já praticava há duas semanas e não tinha ainda conhecido o Ono sensei. Resolvi então treinar num dos horários, que tinha certeza que o encontraria: às 6hs da manhã!
Organizei meu kimono um dia antes, deixei tudo preparado, acordei bem cedo na manhã seguinte e lá fui eu treinar. Alguns dos meus colegas diziam que era o melhor horário para a prática, que depois do treino, sentíamos uma sensação de bem estar que perdurava o dia inteiro.
Cheguei à porta do dojo estava escuro ainda, vi luz na janela do 2º andar e entrei. Naquele tempo o dojo da Rua das Carmelitas ficava num prédio de três andares, e no térreo havia uma pequena fábrica de esfihas, que erram assadas pela manhã. Subi os dois lances de escada envolvida no cheiro das esfihas e entrei com tudo no dojo. Quando entrei vi o Ono sensei sentado com as pernas cruzadas sob o altar fazendo o inicio do aquecimento para….ninguém. Não havia ninguém, mas mesmo assim ele tinha iniciado o treino e estava lá fazendo o aquecimento como se o dojo estivesse cheio de gente. Naquele momento mais uma vez eu quis sumir dali, mas ele já tinha me visto (era impossível não ver, o dojo era pequeno). Respirei e corri para o vestiário desejando com todas as minhas forças que aparecesse mais alguém, para o treino, mas nada. Demorei a me trocar, mas não deu, tive que entrar no treino SO- ZI-NHA!!!
Constrangida, envergonhada, tímida, mas lá. Não me lembro de que aconteceu como foi o início do treino, só lembro que de repente ouvi passos na escada e num segundo lá estava o meu parceiro salvador entrando no dojo. Eu também não o conhecia, mas era um homem lindo de sorriso largo e astral altíssimo. Chegou, alegrou e iluminou o dojo e treinamos até às 8hs da manhã. Sou até hoje imensamente grata por ele ter me tirado do sufoco daquela aula “particular” com o Ono sensei.
Saí do dojo com um lindo sol e naquele momento decidi: ”Jamais voltaria a treinar às seis da manhã”! De fato foi o meu primeiro e último treino como aluna neste horário.

*Hakama – vestimenta tradicional japonesa usada no Aikido somente pelos faixas pretas

Ono sensei na década de 70.
FullSizeRender (1)

Em foto mais atual em 2008

[013751]

Deixe um comentário

