Quase uma Japonesa ; )

Postado em Atualizado em

Quando eu comecei a praticar Aikido eu já era casada com um filho de japoneses, que me levou a conhecer a deliciosa culinária japonesa. não esqueço do meu primeiro pedaço de sashimi, estranhei de início, mas logo acostumei com o sabor.Em 1979 quando começei a praticar o Aikido, havia poucas pessoas que treinavam e a maioria eram de origem japonesa. Isto me levou cada vez mais a querer conhecer a sua cultura.
Meu sensei, o Ono Shihan sempre falou português, mas havia dias que ele dava a aula quase toda na sua língua.
Aquilo começou a me chatear, então resolvi aprender o Nihon go (língua japonesa).
Me matriculei na Aliança Cultural Brasil-Japão no mesmo bairro da Liberdade onde treinava Aikido.
Então a minha semana era assim: 2ªs, 4ªs e 6ªs treino de Aikido, 3ª e 5ª aula de conversação em japonês, sábados de manhã, curso regular de japonês onde aprendi a também escrever os kanjis (ideogramas). Aos domingos é claro filmes japoneses nos cines Niterói e Jóia e depois um delicioso jantar no Gombê ou no singelo Kazumi. Frequentava também a feira da Liberdade e adorava comer os manjus quentinhos feitos na hora ou os yakisobas e tempuras. Ensinei todos os meus amigos a apreciarem a culinária japonesa. Todos ficaram fãs e por muito tempo, sair para jantar com os amigos era “matar um japonês” (ir comer num restaurante japonês).
A Aliança Cultural Brasil-Japão onde estudava ficava no prédio do Bunkyo, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e lá vi alguns concertos de música tradicional com seus instrumentos: koto sha misen.
Tudo que dizia respeito a cultura japonesa lá esta eu.
Não posso esquecer de três espetáculos maravilhosos que vi: apresentação de teatro No no Teatro Municipal, o Campeonato Internacional de Sumô no ginásio do Ibirapuera e apresentação de Dança Okinawa no teatro do MASP.

A maioria dos meus amigos eram japoneses além da metade da família.

Mas a verdadeira união aconteceu quando eu dei à luz a uma linda japonesinha de olhinhos bem puxados.

foto (2)

Deixe um comentário

