Lila Serzedello

Postado em Atualizado em

foto (8)

Olá meu nome é Maria Luiza, mas sou conhecida como Lila, é definitivamente o  meu nome com os amigos, família e profissional.

Sou professora de Artes Visuais e Mestra de Aikido.

Minha formação inicial foi nas Artes Visuais na FAAP (1969 -1972) e desde então dou  aulas de Arte e atualmente História da Arte.

Hoje 90% das minhas atividades profissionais estão ligadas ao Aikido e a administração da Escola de Artes Marciais Aikido Nova Era.

Sou a mestra responsável pelo grupo de Aikido Nova Era e algumas coisas me distinguem no universo das artes marciais e propriamente do Aikido.

Sou uma das poucas mulheres a ter a graduação de 5º dan no Brasil e é a única de origem brasileira. Sou a única também a dirigir sozinha, um grupo de Aikido sob sua inteira responsabilidade. Tarefa esta nada fácil num meio tão masculino!

Como cheguei ao Aikido?

O ano era de 1979, quase ninguém sabia o que era Aikido. Quem praticava era um pequeno grupo, na sua maioria descendentes de japoneses. Eu tinha um casal de amigos que praticavam  e me falavam as “maravilhas” do Aikido. levei alguns anos ouvindo suas histórias, mas foi num momento angustia da minha vida que tomei a decisão de treinar o Aikido.

Tinha certeza que era o meu caminho!

A porta foi aberta e muitas dificuldades foram surgindo, mas aos poucos uma enorme paixão foi nascendo e crescendo e há 36 anos o Aikido preenche a minha vida.

Iniciei meus treinos sob a orientação do mestre Kenji Ono, na Associação Pesquisa de Aikido, no famoso dojo da Rua das Carmelitas no centro de São Paulo.

O Aikido foi transformador na minha vida, a identificação com a filosofia de não agressão não competição, e harmonia foi imediata. Fui uma das primeiras mulheres a se graduar faixa preta na APA.

Em 1990, a convite do mestre Ono, abri o primeiro treino infantil na APA Nesta primeira turma havia algumas crianças que hoje são faixas pretas graduados e que se dedicam também ao ensino e Aikido. Já no ano seguinte aceitei o convite para dar aulas para adultos e aí a minha profissão começou a virar-se quase que totalmente para o  Aikido.  Começaram os convites para abrir treinos em diversos lugares, em 1993 foi em Jundiaí, depois em algumas escolas. Fui pioneira no ensino do Aikido em escolas, e durante 15 anos me dediquei  a levar o conhecimento desta arte às crianças e suas famílias. Mas a realização veio com a montagem do dojo próprio em 1999. Um grupo de alunos na época me ajudou a montar onde hoje funciona o Aikido Nova Era.

Este grupo que dirijo possui atualmente treinos para adultos e crianças, diversos faixas pretas foram formados numa atmosfera na qual  estamos juntos  num processo vivo de pesquisa, mais do que meramente numa repetição de uma série de formas rígidas e invariáveis.

Em 36 anos de prática e 25 de ensino  pude observar como o Aikido transforma e melhora a vida das pessoas, fazendo-as mais serenas, seguras, ativas e saudáveis.

Tenho muito orgulho de ver como os meus alunos desdobram, fundem os ensinamentos do Aikido nos seus trabalhos e na sua filosofia de vida.

Se você  ficou curioso venha nos conhecer e experimentar http://www.aikidonovaera.com.br/ 

Deixe um comentário

